Descoberta possível cura da Aids sexta-feira, março 27, 2009

Do blog o Brasil que dá Certo


A preocupação com a crise pode ter deixado passar desapercebida uma possível cura para AIDS,120px-Red_Ribbon.svg uma doença que tem desafiado cientistas por quase 30 anos. 

E estamos falando de cura, e não de uma vacina! Não sou geneticista, mas a história é mais ou menos esta:

Um por cento dos europeus possui uma mutação do geneCCR5, o receptor Chemokine (C-C motif), localizada no cromossomo 3, na posição 21. 

A mutação denominada CCR5-Δ32  -- ou  CCR5-D32 ou  CCR5 delta 32 -- dificulta a reprodução do vírus da AIDS no corpo, e aqueles que recebem esse alelo de ambos os pais podem ser imunes à doença. Estes pertencem ao grupo de 1% de europeus que, por alguma razão, não pega AIDS e tem sido objeto de intenso estudo.

Agora, na Alemanha, fizeram um transplante de medula com o enxerto de um destes europeus a um portador de AIDS que também tinha leucemia.

Para surpresa de todos, o vírus da Aids sumiu e há dois anos nenhum sinal de volta. 


Como é só um caso, a cautela cientifica tem que ser enorme, aliado ao problema de que não haverá doadores de enxerto suficientes para todos. 

Mas geneticistas estão estudando como gerar genes CCR5 homozigóticos no alelo delta 2 em portadores de AIDS.

Da mesma forma que milhares de cientistas estão procurando há 30 anos por tentativa e erro uma cura para AIDS, o próprio corpo humano a milhões de anos cria mutações genéticas por tentativa e erro para se proteger. E descobre curas por si só.

A notícia aqui é que cientistas descobriram a cura que o corpo humano desenvolveu milhares de anos atrás. Uma descoberta que deveria ter sido manchete. Mas não foi.  

Gene therapy promises one-shot treatment for HIV - health - 18 February 2009 - New Scientist.

This item is from "O Brasil Que Dá Certo" • Email this • Subscribe to this feed •Add to Blogroll

0 comentários: